O Universo

 

A contemplação do céu  fascina o homem desde os tempos mais remotos. Na pedra ou na argila, gravou representações do Sol, das estrelas, da Lua – e durante milhares de anos procurou desvendar o mistério desses pontos luminosos e dos seus movimentos.

Olhemos a abóbora celeste numa noite límpida e sem luar. Deslocando-se a velocidades enormes, todos esses corpos não são mais que elementos de um conjunto grandioso – a Via Láctea – e este, por sua vez, apenas um entre cem milhares de milhões de conjuntos designam-se por «galáxias», ou por «nebulosas extragalácticas» se, para conservar uma tradição, quisermos reservar a palavra galáxia para designar unicamente aquela a que pertencemos: a «Via Láctea» ou «Estrada de Santiago». O mais vulgar, hoje, é designar esta por Galáxia e as nebulosas extragalácticas por galáxias.

Quando começamos a penetrar nos mistérios do Universo, todas as surpresas são possíveis e devemos ter o nosso espírito preparado para não nos deixarmos perturbar pelo que possa surgir.

Em Cosmologia, todas as nossas escalas quotidianas perdem o sentido e o  próprio Espaço constitui o mais estranho problema. Para indicar as distâncias foi necessário criar novos padrões de medida: o «ano-luz» que  representa a distância  que a luz percorre, durante um ano.

Para os Antigos nada lhes parecia mais natural e evidente que o facto de a Terra constituir o centro do Universo, em torno da qual girariam os astros. Lembremo-nos de que, então, a própria forma do nosso planeta constituía mistério e abundante matéria para as mais fantásticas suposições.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: