Antártica

A imensa plataforma continental da Antártica está coberta por uma camada de gelo que atinge espessuras compreendidas entre 2000 e 4200 metros. Junto dos mares de Ross e de weddell  esse gelo ergue-se em barreiras altíssimas, de onde se desprendem enormes icebergues.
O solo  da Antártica  apresenta-se enrugado, elevando-se algumas cadeias a mais de 4000 metros. O pico mais elevado, o Siple, ergue-se a 4572 metros na região conhecida por «Pólo Inacessível». Nessas montanhas geladas também já foram identificados dois vulcões, o Erebus e o Terror.
Se às características do continente juntarmos a distância enorme a que ele se encontra de qualquer terra habitada, em especial da Europa, é as dificuldades que opõe à navegação, sujeita a tempestades de extrema violência, compreendemos como a chegada ao Pólo Sul teria de ser necessariamente mais tardia a difícil que a conquista do Pólo Norte. É de facto, o avanço na sua direcção chegou a tomar aspectos trágicos e terríveis, podendo comparar-se a uma  árdua experiência de alpinismo.
Os únicos habitantes do continente gelado são os investigadores e técnicos das missões científicas  dos países que ali têm observatórios.
Além destes homens, a terra gelada, onde a vida vegetal não é possível, é apenas habitada por alguns animais, sendo os pinguins os mais numerosos.

Os únicos recursos naturais fornece-os o mar, rico em crustáceos e peixes e morada das baleias e dos elefantes marinhos.
Julga-se que no subsolo há muitos jazigos de carvão. Mas a exploração do minério sairia  tão cara que não há qualquer projecto para realizá-la.
A beleza da Antártica um dos últimos, mais agrestes e dos mais maravilhosos paraísos naturais de fauna e flora que, felizmente ainda (ainda…) persiste.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: